Monday, February 23, 2009

Salamanca...

Há dois fins-de-semana atrás fui a salamanca (sim 2, que cada vez estou mais perguiçosa). Levantei-me as 7 da manhã e fui dormir ás 7 da manhã do dia seguinte.
Apanhámos o comboio das 8:45 e lá fomos (3 horas).
Ao sair da estação estava esta estátua, achei-lhe um piadão e tirei-lhe uma foto.


Quando chegámos, fomos fazer o check in no hotel e passámos pela plaza mayor (sim uma vez mais, esta cidade tambem tem plaza mayor).
Fez-me lembrar a plaza mayor de Madrid mas mais pequena e talvez por isso mais acolhedora.


Depois, fomos a uma praça onde estavam vários edifícios todos eles muito giros, alguns tinham particularidades que conto mais á frente.


Os rapazes e raparigas que se podem ver nesta foto estavam distribuindo beijos e abraços no meio da praça, não percebi se era praxe ou o que raio era.


Este era um desses edificios que estavam nessa praça que mencionei e não me lembro do nome (shame on me, shame on me)



Começámo-nos a afastar do centro e chegámos á universidade pontificia, que é uma universidade bastante reconhecida e conceituada em espanha.

Em frente está uma casa que se chama a casa das conchas, o nome dá-se porque tem nas paredes muitas conchas feitas em pedra, tive um dejá vu com a casa dos picos em Segóvia que em lugar de se conchas eram picos.

Passámos ao lado do palácio de Monterey que pertence á duquesa de Alba, que é a mulher com mais condecorações na europa, "que até a rainha de inglaterra tinha que lhe fazer uma vénia quando a visse, mas para evitar o ridiculo a rainha tenta não coincidir com a duquesa em eventos sociais" - dizem as más linguas...


Depois começámo-nos a dirigir para a ponte romana, e passámos por esta catedral que mais uma vez não sei o nome ( que tristeza...)

Muito perto da catedral está a Casa Lis, espetacular por fora e por dentro ao que parece (sim ao que parece, porque eu não entrei com muita pena minha) tem uma colecção de bonecas antigas que aterrorizam o sono das criancinhas, e neste caso dos adultos... (no comments)

E finalmente, chegámos á ponte romana, é muito gira sim sr mas é igual a muitas outras pontes romanas espalhadas por esta peninsula fora.

O que realmente era giro era a vista que se tinha da ponte para a cidade, como a desta foto por exemplo.

Depois de vistas as vistas (lol), fomos aos marcos da cidade, isto é, ás coisas pelas quais a cidade é conhecida (entre muitas outras).

A primeira é o astronauta...

Conseguem ver???

Pois é na Catedral Nueva tiveram que reformar a fachada e como esta está cheia de detalhes, como por exemplo o touro (que tb esta na foto), uma criança, etc, os reformistas decidiram que seria engraçado por um astronauta, ou seja, temos uma igreja "velha" com um astronauta lá espetado, se fosse uma frase diria que era uma antitese, enfim...

Depois, claro, a famosa Rã de Salamanca...

Conseguem ver????

Pois eu ao vivo não consegui ver nada, na foto sim já consegui. É quase como o jogo de procurar o wallie.
Pois diz a lenda, que quem encontrar a famosa rã que esta na fachada da universidade esse ano aprova todos os exames (Bom seria, se isto tivesse no algarve, era "moça" para ir ve-la todos os dias até acabar o curso, hehehe).


Claro que com tantas voltas e voltinhas ja estávamos de rastos...


Volto a por uma foto da plaza mayor de salamanca, mas desta vez á noite que é ainda mais bonita.
Combinamos de ir sair com umas amigas de infancia do O que vivem em salamanca, que por acaso eram muito simpaticas(graxa).

E mais uma igreja, esta tem a particularidade de ser redonda, dizem as más linguas que é unica, mas eu como não tenho certeza....
Lá que era redonda isso era.

Esta é uma das amigas, e esta foto foi tirada num bar.
Salamanca recorda-me faro, não pelos os edificios concerteza, mas porque tambem é uma cidade universitária e os bares são parecidos.
No dia seguinte, levantamo-nos ás 10:30 (estava que caía com o sono) por causa do check out do hotel e andámos a vaguear pelas ruas ate chegar a hora de almoço, claro, hora de almoço espanhola...

Reparei que o meu banco esta por todas as terriolas e cidades espanholas (só é pena não haver nenhum no meu bairro) e tirei uma foto porque o edificio onde estava o banco era digno disso.


E por fim acabei a viagem numa amena cavaqueira com uma estátua, sim que já não dava para mais, o meu cerebrozinho....


Que posso dizer para finalizar, que gostei muito do fim-de-semana apesar de estar de rastos no domingo ( e na semana seguinte...)

No comments: