Monday, February 23, 2009

O estereotipo portugues...

Eu alinho em muitas brincadeiras algumas delas ligadas a portugal, mas ao fim de algum tempo de massacre fico cansada, da mesma forma que dizemos que as mulheres francesas teem muito pelo e que as espanholas se pintam muito, eles tambem teem o estereotipo dos portugueses.
Para eles nos somos uma cambada de montanheiros, em que as mulheres teem bigode, e usam o lenço preto na cabeça, os homens teem unisobraçelha (acabo de inventar a palavra que nem sei se existe), vendemos toalhas nas fronteiras, temos o galo do tempo, só comemos bacalhau e somos ciganos( Sim segundo eles os ciganos veem de portugal).
Ouvir isto uma vez, é engraçado, eu rio-me muito, a segunda continuo a achar engraçado mas chega a um ponto que fico cansada e triste, tenho muito orgulho de ter nascido no rectangulo á beira mar plantado, não me ponho feita parva a defender o meu país até porque estou em minoria e nunca vou conseguir contrariar o estereotipo que teem do povo portugues.
No meu trabalho é impressionante, é todos os dias, pelo menos uma vez ao dia lá levo com uma piadinha de pt. No outro dia descobrimos viagens ao porto por 7 euros e meio, e a adesão á viagem foi grande, vão algumas pessoas do meu trabalho e só espero que gostem, porque se não gostarem vou ter que ouvir as criticas sabe deus por quanto tempo, e está claro, quando ajudava uma colega a comprar a viagem ouvia detras de mim "R vais aguentar um dia rodeada de ciganos?", fiquei triste mas não me desfiz, ri-me e segui como se nada fosse.
Este fim-de-semana, mais uma perola, disseram ao O, a tua namorada é portuguesa? de certeza que faz a barba (ou bigode) e oferece-te sempre toalhas.
Aquilo bateu-me, mais uma vez, bem fundo no meu ego.
Agora eu pergunto-me, conseguirei eu aguentar anos a ouvir este genero de piadas? Se apenas passou um e já estou tão cansada.
Eu sei que isso é uma forma de "quebrar o gelo", mas podiam ser mais originais em vez de estar sempre a bater no ceguinho.
Hoje é um dia que eu voltava para casa, tenho saudades e nem sei se posso ir a casa na pascoa :(

1 comment:

Horatio said...

Era bom ter-lhe recomendado (a esses seus colegas) que viessem ao Porto no dia em que cá joga o Atlético de Madrid...talvez mudassem de opinião! Com respeito aos ciganos...talvez tenham razão...isto por cá há ciganagem por todo o lado, que já nem sabemos por onde nos habemos de meter!